segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Artigos - 01 de Fevereiro

.



POVO TEIMOSO

Gente teimosa aquele teu povo, hein Pai? Sujeito teimoso, tinhoso aquele Moisés. Grande povo, grande profeta! Mas eles tinham lá os seus deslizes, Senhor. E como tinham!
O Senhor veio daquele povo lindo, maravilhoso, apaixonado pela idéia do Deus único. Governado por uma fé forte, mas confusa fizeram muita coisa errada em teu nome, como hoje muitos pregadores o fazem, mentindo para fazer adeptos e prometendo o que não podem prometer.
Sofriam a tentação de procurar outros deuses. Moisés tentava liderar, e o fazia com forca, a ponto de mandar matar num só dia três mil deles... Isso, depois que o Senhor os havia perdoado. Fé forte, mas confusa, a de Moisés!
Assim mesmo, eu tento entendê-lo. Eram tempos violentos e a cabeça deles era a de guerreiros. E ele era um general. Até o nome dizia isso: Is-ra-el: o homem que brigou com Deus... Moisés errou feio, mas aceitava aprender e mudar! E mudou!
Quando eu for par ao céu, e espero que por tua misericórdia eu me converta antes de ir, o primeiro abraço espiritual que eu vou dar claro que é no Senhor, mas depois um dos meus primeiros abraços espirituais vai ser para o Moisés, outro no Paulo, outro em Pedro, outro em Francisco!
Que profetas! Que homens santos e que pecados arrependidos. É verdade que Moisés mandou matar, mas foi punido por isto e se arrependeu. Seu povo era violento como alguns povos de hoje, Senhor!
Quero paz para mim! Quero aprender com os erros e acertos dos teus profetas!
Mas, no fim, espero que eu seja mais um dos santos que preferiam dar a própria vida, do que tirar a dos outros.
Evangeliza-me Senhor!
Educa-me para a PAZ!


IMAGINEMOS MARIA

Falo a você que crê que Jesus salva e que ele já levou bolhões de pessoas para o céu. Levou também, Maria, sua santa mãe. Se alguma religião ensinasse que ele ainda não conseguiu levar nem a própria mãe, tal religião estaria negando, ou o poder intercessor de Jesus e o valor da sua vitória sobre a morte, ou a santidade e a pureza de Maria.

Nem eu nem você sabemos como era Maria. Então temos que imaginar como era em Nazaré e como é hoje no céu. E é bem aí que precisamos tomar cuidado com a nossa imaginação. Não podemos colocar Maria nem acima, nem abaixo do lugar dela no Reino de Deus. Não podemos imaginá-la nem além, nem aquém do que a nossa Igreja ensina Não podemos inventar recados que ela não deu, palavras que ela não disse nem diria, aparições que não aconteceram. Videntes erram e, não poucas vezes,. Também.os sacerdotes que os aconselham. Alguém pode amar muito a Jesus e á sua mãe e, levado pelo entusiasmo, criar visões que não aconteceram. Muita gente já fez isso, para depois admitir que estava iludida. Não era a mãe de Jesus. Igreja percebeu que era engano desse ou dessa fiel

Por isso , se você garante que a vê e que ela lhe fala e, se a ama de verdade, não dê nenhum recado que acha que ouviu dela, sem primeiro consultar mais de um sacerdote. De preferência ouça um do seu grupo e outro de fora. O fato é tão sério que convém ouvir ainda um terceiro, indicado pelo bispo da diocese. Que os três tenham uma boa bagagem teológica e uma boa experiência pastoral. Não devem ser muito jovens. Se, de quebra, puder conversar com um psicólogo católico, faça isso.

Porque dou este conselho?. Porque tenho lido, visto e ouvido muita gente dar recados em nome de Maria, sem o conhecimento dos sacerdotes e dos bispos. A grande maioria sabe pouco de bíblia, de catecismo e de História da Igreja. Talvez por isso ande repetindo o que a Igreja já condenou e questionou no passado.

Nós, católicos, temos dezenas de escritos oficiais sobre Maria e o seu papel na nossa Igreja e no cristianismo. Mas temos também, circulando entre o povo milhares de folhetos e panfletos de irmãos e irmãs que dizem que Maria mandou publicar aquilo. Se não estão brincando de videntes e parecem assim tão certos de estarem ouvindo Maria, então que se deixem analisar por gente tão ou mais séria do que eles, que também não está brincando de ser bispo, teólogo ou pároco! Imaginemos Maria , sim, mas aceitando os limites propostos pela nossa Igreja e pelo Santo Livro. Você tem ouvido ultimamente algumas pregações sobre Maria? Alguns a diminuem e outros a super-exaltam. E tudo o que ela quer é o respeito que certamente ela merece. Que tal lermos o que a Igreja disse sobre ela desde l950? Pelo menos é um discurso mais atual! Entre as palavras de um piedoso livro do século XVI e as do Vaticano II, mais as dos papas do século XX qual delas você divulgaria? Ou aquilo tudo foi pensado e escrito para depois agirmos como se nada tivesse sido dito sobre Maria nos últimos 50 anos?


SÉCULO CRUEL

Mais de cem guerras. Mais de cem milhões de mortos. Lênin, Stálin, Hitler, Enver Oxxa, Che Guevara, Tito, Fidel Castro, Franco, Pinochet, Trumann, Papa Doc, Idi Amin, Pol Pot, Mao Zedong, Mussolini, Ho Chi Min, Mobutu...
Torturas, massacres, violência, holocausto, bombas atômicas, medo, terrorismo.
Esquerda, direita, maniqueísmo, nacionalismo, nazismo, fascismo, liberalismo, consumismo, capitalismo, individualismo, egoísmo, terrorismo, imediatismo, fundamentalismo, petróleo, protecionismo.
Meu carro, minha casa, minha geladeira, meu telefone, meu computador, meu Jesus, meu país, minha Igreja, meu banco, meu dinheiro, meu lucro, minha cocaína, meus direitos, minha liberdade. Eu...
` Meu sexo, meu corpo, minha libido, minha pornografia, meu direito de abortar, meu direito de mostrar oi que quiser minha liberdade, meu Cristo, meu Deus! Tudo meu!
Minha terra, minha água, meu rio, meu poço. Desperdício, desmatamento, poluição, aprendiz de feiticeiro, lixo, sujeira, morte a longo prazo, lucro, lucro, lucro, lucro, lucro...
Fome, miséria, indiferença, opressão, empobrecimento, invasões, ricos x pobres, vale tudo da mídia, do comércio e da indústria, preços supervalorizados, idolatria da liberdade e do lucro. Crasso materialismo.
Foi um século cruel este século XX. Pôs riquezas imensas nas mãos de uns poucos e impediu que os pobres subissem ou melhorassem, a não ser que pagassem pedágio aos ricos. Outros séculos fizeram isso, mas este o fez com uma impiedade sem limite. Nunca o mundo teve anta riqueza em mãos. Nunca ela se concentrou tanto em tão poucas mãos, apesar de toda a conversa de progresso e democracia. De cada 6 habitantes do planeta só dois têm casa, conforto, água, esgoto, comida, roupa, escola e veículos para irem e voltarem. As riquezas que saíram da casa dos ricos ficaram no pátio deles. Não chegaram muito longe. É que precisavam, também na casinha do pátio o conforto que tinham no palácio. Gastaram o que sobrava consigo mesmos!


ÓTICA DE PREGADOR

Pregadores de religião traem, sermão após sermão, o mundo em que vivem. Eles! Não necessariamente os seus ouvintes. Se lêem pouco e apenas um tipo de leitura, este conhecimento unilateral vai aparecer no seu discurso. Se não lêem quase nada, Deus “vai lhes dizer” a maioria das coisas que dirão naquele momento. Chamam a Deus em socorro da sua falta de estudo e de busca pela Palavra de Deus, ou do seu desprezo pela cultura do mundo, que está lá nos livros sérios, de pensadores sérios.
Se a cabeça do pregador vive num buraco ou numa selva escura, onde a luz só entra uma ou duas horas por dia, o pregador terá um discurso de alma sôfrega, palavras repletas de assombrações, cheia de soluções rápidas, imediatas, ali, na hora, misteriosas e imediatistas. Deus quer agora, Deus está me dizendo. Eu sinto que ... Encherá os seus fiéis de respostas prontas e mágicas, típicas de quem não quer nada complicado. Seu discurso lembrará os livros e filmes de terror, onde, a cada beco pode surgir um demônio ou uma alma penada. Prega certezas e garante tudo em nome de Jesus, porque lhe falta mais leitura e as luzes da esperança. A esperança é sempre mais trabalhosa do que a certeza. A esperança faz pensar e leva a buscar soluções. A certeza já vem com respostas prontas. Deus mandou você fazer isso. Faça e não discuta! Não questione! Aceite Jesus. Só não acrescentam a frase que está subentendida : do jeito que eu estou mostrando a você...
Se lesse de verdade o Santo Livro, veria que nem tudo tem solução rápida e que não basta dizer Senhor, Senhor, erguer as mãos e usar o nome de Jesus para expulsar qualquer demônio ( ) que, às vezes nem é demônio e nem sempre ele vai embora. Uma coisa é o demônio real e outro o de televisão. Religião é muito mais do que apontar uma lanterna contra um ângulo escuro e pedir que os ouvintes nos sigam.
Se o pregador vive numa colina, onde a luz brilha doze a quinze horas por dia, vai ser um pregador de luzes. Seu discurso será o de um homem esperançoso, a semear esperança e a ensinar seu povo a caminhar. Provavelmente, mais do que apontar sua lanterna para um canto escuro, ensinará os fiéis a irem lá e abrirem aquelas janelas, também em nome de Jesus!
Algumas afirmações de pregadores de hoje mostram que formação receberam e que livros andaram lendo. Quando um pregador pentecostal diz que todos ali na enorme assembléia “estão com encosto, só que ele ainda não se manifestou”, mostra o que ele pensa da presença do demônio no mundo e nas almas. Está dizendo que, até na assembléia de batizados e convertidos, que já se entregaram a Jesus naquela igreja, as sombras continuam onipotentes e o espaço continua ocupado pelo demônio. Imagine, então, o que ele pensa dos que não são da sua igreja!
Quando o pregador católico pede a Deus que mande se arcanjo Miguel expulsar os demônios daquela assembléia, está dizendo que os demônios estão lá naquela missa. Tem o Santo Livro e a eucaristia nas mãos e, assim mesmo, pede que Miguel venha com sua espada expulsar os demônios. O texto da missa nem toca no assunto, mas ele não perde a chance de incluir anjos e demônios na celebração. Não lhe basta a liturgia do dia e o que a Igreja oferece a todos os fiéis do mundo. Tem que ter a sua pitadinha de demonologia, senão não é missa de libertação. Age como se não achasse que toda a missa é libertadora. Não foi Jesus quem disse para termos confiança que ele venceu o mundo?( ) Não estamos no Novo Testamento? ( ) Não foi São Paulo que mandou os fieis deixarem para traz as coisas de criança? ( 1 Cor 13,11; 1 Cor 3,2) Não é para isso que existe a Eucaristia? Então, de onde saiu aquele São Miguel guerreiro? De onde aqueles demônios? Não basta Jesus, se é que aquelas coisas são demônios?
Pregadores ao abrir a boca mostram o que andam ou não andam lendo. Um bom número de pregadores da mídia religiosa mostra que sabe das coisas. Mas há muitos que não sabem e acham que não precisam saber. Afinal. Deus é seu roteirista. Ele lhes diz o que devem dizer naquela hora. Mas, pelo que andam dizendo, tem gente atrás daquele ponto passando-se por Deus. Mensagem de Deus é que não é!


SÉCULO PASSADO

Formigas vivem dentro da montanha sem saber nem o tamanho dela, nem onde se situam. Pássaros a sobrevoam, conhecem seus detalhes e situam-se nela.

Vivi 59 anos dentro do século XX, sobrevoei-o com todas as asas que pude conseguir e não gostei do que vi. Foi um século marcado por grandes conquistas e grandes descobertas, mas o que fez com uma das mãos derrubou com a outra.

Poderia ter sido mais igual, mas não quis. Se quis, não conseguiu!

O homem nunca se mostrou tão inteligente, interventor e transformador e nunca também tão paradoxal, tão estúpido e tão demolidor. Quando daqui a dois ou dez séculos contarem a história do século XX provavelmente o chamarão de século egoísta e sombrio. A cada luz que alguém acendeu, alguém criou uma sombra! Nunca se matou tanta gente como neste período da História. E muitos dos assassinos foram gente que se dizia cristã, civilizada e moderna. Tinham explicação para aquelas bombas, aquelas torturas e aqueles massacres.

Mais de 300 milhões de pessoas ou morreram ou perderam seus bens e tiveram que ir embora de seu país e de sua terra. Alguns paises como Rússia e China esmagaram vinte a trinta milhões de pessoas. Justificavam isso em nome da revolução e dos novos tempos.

Tinha tudo para se comunicar melhor porque foi um século de altíssimo progresso e altíssima tecnologia. Criou a internet e o celular que tornou possível as pessoas se comunicarem em qualquer lugar com qualquer pessoa. Mas mesmo depois dessa descoberta jogaram suas bombas sobre quem não tinha os tais aparelhos e contra quem os tinha, mas não aceitaria usa-lo para esse tipo de diálogo. Os mesmo sinais que serviam para falar serviram para explodir bombas. Aviões que serviam para levar pessoas pacatas ao encontro de suas famílias foram desviados e usados como bombas incandescentes para destruir o WTC. E quem fez isso morrendo junto achou que ia para o céu. Quem deu a idéia deve ter orado agradecido a Deus que o ajudou a cometer este ato de barbárie. E já era começo do século 21. Continuam explodindo trens, navios e ônibus.

Aprendemos que uma coisa é ser mais esperto e inteligente e outra é ser mais misericordioso. O século XX e o XXI não parecem saber a diferença!


Pe. ZEZINHO, scj

---------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário